CAMA      º    MESA      º    BANHO      º    DECORAÇÃO      º    PRODUTOS PARA O SONO    

COTEMINAS S.A.

A Companhia de Tecidos Norte de Minas - COTEMINAS ou CTNM foi fundada em 1967. Sua primeira fábrica de fiação e tecidos, localizada em Montes Claros, MG, entrou em operação em 1975, e expandiu sua capacidade operacional, através da aquisição da unidade operacional de Natal, RN, na década de 80, e construção de novas fábricas em Campina Grande, PB, e aquisição de ativos operacionais da Santista e Artex, localizados em Blumenau, SC, e João Pessoa, PB, na década de 90. A aquisição das marcas Santista e Artex marcou a entrada da CTNM no segmento de consumo, que realizou, posteriormente, aquisição das marcas Arco-íris e Fantasia, na Argentina.
A Companhia de Tecidos Norte de Minas - COTEMINAS é uma companhia aberta e opera como holding de empresas têxteis no Brasil e no exterior.
Em 2004 a companhia adquiriu participação relevante na COMPANHIA TECIDOS SANTANENSE, e desde aquela data a companhia incluiu esta controlada em seus balanços consolidados. A Companhia Tecidos Santanense é uma Sociedade aberta que tem por objetivo social a indústria têxtil; atividades afins; confecção e comercialização de produtos do vestuário, inclusive uniformes profissionais; acessórios e equipamentos de proteção individual – EPI, destinados à segurança do trabalho; a exportação e importação de produtos ligados à sua finalidade, podendo participar do capital de outras empresas e adquirir títulos negociáveis no mercado de capitais.
Em 2006, foi concluída a operação de associação dos ativos operacionais relacionados aos negócios de produtos para o lar da Sociedade (CTNM) e da Springs Industries Inc. com a constituição da Springs Global Participações S.A. (Springs Global), que controla a Coteminas S.A. e a Springs Global US, Inc., companhias fechadas operacionais, com sede no Brasil e nos Estados Unidos, respectivamente, e que passaram a concentrar as atividades industriais na área de artigos de cama e banho anteriormente desenvolvido pelas emissoras (CTNM) e pela Springs Industries.
A Springs Industries fornecia aos principais varejistas líderes dos Estados Unidos e do Canadá uma linha completa e coordenada de produtos de alta qualidade para o lar, sob marcas renomadas nos setores de cama, banho e tecidos acabados a metro, ocupando a liderança de participação no mercado varejista na maioria dos segmentos em que atuava.
Essas companhias deram início a uma aliança estratégica em 2001, que culminou no anúncio da associação em outubro de 2005, e foi concluída com a constituição da Springs Global como companhia holding com sede no Brasil, em novembro de 2005. A CTNM e os acionistas da Springs Industries contribuíram com os seus negócios nos segmentos de cama e banho para a constituição da Springs Global.
A partir de 27 de julho de 2007, as ações da Springs Global passaram a ser negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.
A criação da Springs Global teve como principais objetivos permitir que (i) combinássemos o baixo custo de produção e as modernas instalações industriais da CTNM no Brasil com os amplos canais de distribuição, marcas renomadas e clientes de relacionamento de longo prazo da Springs Industries na América do Norte; (ii) reduzíssemos o custo de produção mediante a transferência de capacidade produtiva dos Estados Unidos para o Brasil e Argentina e consolidássemos a capacidade de produção nos Estados Unidos apenas para certos produtos e processos de acabamento estratégicos; e (iii) reduzíssemos atividades administrativas em nossa controlada norte-americana e transferíssemos certas atividades de back-office dos Estados Unidos para o Brasil.
A Springs Global acredita ser líder em produtos de cama, mesa e banho nas Américas, sendo detentora de marcas tradicionais e líderes em seus segmentos de atuação, estrategicamente posicionadas de forma a atender eficientemente a clientes de diferentes perfis socioeconômicos.
No Brasil, a Springs Global detém as marcas Santista, Artex, MMartan e Casa Moysés. A primeira é comercializada apenas no atacado, as duas últimas são comercializadas somente no varejo monomarca, e a Artex atende os dois canais de distribuição. Na Argentina, possuímos as marcas Palette, Arco-íris e Fantasia, que são líderes de mercado.
A Springs Global possui produção verticalmente integrada de seus produtos, desde a fiação, passando pela tecelagem, preparação, tinturaria, estamparia, acabamento e confecção, com plantas no Brasil (nove unidades) e na Argentina (uma unidade).
A partir de 2009, a Springs Global passou a atuar diretamente no varejo monomarcas de cama, mesa e banho no Brasil, através da aquisição da rede de lojas MMartan. Em 2011, houve o lançamento de lojas Artex. Houve o início das franquias Artex em 2015 e, da franquia digital em 2018.
Ao final de 2018, a controlada Springs Global celebrou acordo com a Keeco, empresa americana de produtos moda lar, para combinação de operações da América do Norte. A operação foi concluída em meados de março de 2019, quando a controlada indireta Springs US recebeu US$ 90 milhões em dinheiro e US$ 36 milhões em ações da empresa combinada, Keeco Holdings, LLC, representando uma participação de 17,5% do seu capital social.
A empresa combinada possui portfólio de produtos e marcas líderes nos mercados de cortinas, utility bedding, e decorative bedding, além de carteira diversificada de clientes, incluindo as principais empresas do varejo tradicional e digital do mercado norte-americano.

PRODUTOS

CAMEBA

A Companhia desenha, fabrica e comercializa uma linha completa de produtos coordenados com suas marcas e licenças, e também marcas de terceiros, que são distribuídos através dos grandes varejistas localizados, em sua maioria, na América do Sul, e que inclui lençóis e fronhas avulsos, jogos de lençóis, toalhas de mesa, toalhas de banho, tapetes e acessórios para o banheiro.

Utility Bedding

Essa categoria de produtos está representada por travesseiros, protetores de colchão, edredons e colchas.

Produtos Intermediários

A Companhia fabrica e comercializa fios e tecidos para um mercado representado principalmente por pequenas e médias confecções, malharias e tecelagens. Os tecidos são vendidos no seu estado natural ou tintos e estampados.

Cia de Tecidos Norte de Minas | Santanense | Springs Global | M Martan